Já pegou se perguntando se é a hora certa de aumentar o valor de seu corte, mas esbarrou na dúvida se é o momento ideal? Você está fazendo investimentos regularmente, está oferecendo serviços complementares e acredita que precisa dar uma valorizada, mas como?
Óbvio que qualquer mudança gera um pouco de insegurança própria quanto ao que os seus clientes vão achar, mas a Elegance Gel separou algumas dicas essenciais para você tirar de essa situação de letra e oferecer muito mais.
- Justifique claramente seu reajuste
O reajuste do valor de um produto ou serviço é comum em qualquer nicho de negócio, afinal, a economia sofre anualmente alterações no índice de inflação e juros.
A grande sacada é como lidar com o reajuste sem gerar uma percepção negativa para o seu consumidor/cliente. Caso o principal objetivo do reajuste seja o lucro, procure mostrar claramente as vantagens em pagar mais caro por seus serviços.
- Foque no “porque você é diferente”
No ramo da barbearia é comum ter concorrentes no bairro, na rua, ou até do lado do seu salão, mas em grande parte dos casos não é o valor do corte que vai definir se seu cliente vai escolher você ou o seu concorrente, e sim o quão diferente você é.
Você possui alguma técnica que se destoa do comum? Aplique-a, mostre a seus clientes que você está se aperfeiçoando através de Workshops, especializações e cursos profissionalizantes. Os clientes tendem a ter uma percepção positiva quando são surpreendidos com novidades.
- Os benefícios têm que estar EXPLÍCITOS
Se coloque no lugar do seu cliente neste momento e reflita sobre a seguinte exemplificação:
– Você frequenta a mesma padaria há 2 anos, sempre comprando 8 pães franceses dia sim, dia não.
De repente a padaria sofre um reajuste com todos os fornecedores de farinha, grãos e demais ingredientes, o que impacta diretamente no valor que será cobrado pelos pães.
Você como cliente ao notar que o valor aumentou, tende a ter a impressão de que eles estão visando apenas o lucro?
Em grandes partes dos casos a resposta tende a ser “sim” para essa questão, ressalvo o fato de a padaria evidenciar quais são os benefícios daquele aumento, como reformas constantes no estabelecimento, novos tipos de pães e doces, um atendimento humanizado, e diversas outras características.
Na Barbearia não é diferente (claro que não é igual a padaria), mas o comportamento do cliente costuma ser semelhante, uma vez que, ele quer ver qual o real benefício de ele estar pagando mais caro pelo serviço/produto.
Embora seja fácil dizer, não é tão difícil assim de aplicar, tudo é uma questão de planejamento e foco.
- Use produtos de qualidade e faça revenda
Quando se trata de aumentar o valor do seu serviço melhorando a percepção do seu cliente, um dos elos fundamentais é oferecer produtos que estejam acima da média.
Quando o cliente nota que você utiliza produtos de alta qualidade, ele “compra a ideia” do aumento, isso vai de encontro com o tópico acima, que aborda justamente os benefícios em se pagar mais caro pelo serviço oferecido.
E falou em produto de qualidade comprovada? A resposta é óbvia: Elegance Gel!
Oferecemos uma linha completa de produtos para cuidados com a Barba, Cabelo e Pele. Saiba mais!
- Tire seu cliente da zona de conforto
Sair da zona de conforto normalmente não é muito bom né? Mas nesse caso é sim.
Você está acostumado a prestar um atendimento, oferece café, água ou refrigerante a seu cliente, mas agora quer aumentar o valor, então como é que faz?
Tem que oferecer mais!
Isso não significa que você tenha que aumentar seus gastos, mas procurar saídas que efetivamente demonstram o benefício.
Alguns bons gatilhos: questionar se o corte e a barba ficaram boas, uma massagem na hora de lavar o cabelo, se houver um frigobar ofereça algumas opções de cervejas, e sempre se atente no melhor atendimento possível.
Ter um programa de fidelidade também é uma ótima saída, tente reter seus potenciais clientes para que sempre estejam contigo.
Por fim, sabemos que aumentar os preços em tempo de crise gera certo desconforto nos consumidores, até porque quando a “corda estoura” os clientes priorizam os gastos nos produtos essenciais. A dica é aumentar os preços em períodos mais flexíveis, quando há maior circulação de dinheiro no mercado, o que acaba incentivando o consumo.
Época do 13° salário e recebimento de FGTS podem ser o momento ideal para você colocar seus novos preços em prática, boa sorte!